Certificado Digital para Arquitetos e Engenheiros para assinar RRT
Engenheiros e arquitetos que precisam assinar o documento RRT – Registro de Responsabilidade Civil para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), já podem realizar de forma prática e mais segura com o Certificado Digital.
O certificado digital funciona como a sua assinatura digital. Possui o mesmo valor jurídico da assinatura de próprio punho e dispensa o reconhecimento de firma em cartório. Isso representa agilidade e economia. Com o certificado digital, arquitetos e engenheiros não precisam mais se deslocar para assinar e autenticar documentos.
Os profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura que possuem certificado digital podem comprovam estar regulares e habilitados para exercer as suas atividades como projetos, obras e serviços técnicos por meio da assinatura digital do documento RRT.
Veja abaixo como assinar o documento RRT com o seu certificado digital.
Qual o melhor certificado digital para arquitetos e engenheiros?
Basicamente existem dois tipos de certificado digital: eCPF para pessoa física e eCNPJ para pessoa jurídica (empresas) com períodos de validade de 12 a 36 meses. No caso de arquitetos urbanistas e engenheiros civil, o certificado digital deve ser o eCPF para assinar como pessoa física responsável pelo projeto.
Posso ter o certificado digital na carteira de identidade profissional do CAU?
Sim, a atual carteira de identidade profissional do CAU é um Smart Card e possui um chip em que pode ser gravado o certificado digital do arquiteto urbanista. Para utilização do certificado digital gravado em sua carteira do CAU em computadores é necessária a leitora de cartão smart card, disponível para venda na Signa Safe.
Outra alternativa é o certificado digital A1, ou seja, assinatura digital criptografada armazenada diretamente na máquina do profissional.
Use sua Carteira de Identificação do CAU
Arquitetos urbanistas e Engenheiros com registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) podem armazenar sua assinatura digital na própria carteira de identidade profissional com chip Smart Card.
É necessário ir presencialmente para validação do certificado digital?
Não, necessariamente. Hoje o profissional que possui CNH ou já tenha feito outro certificado digital anteriormente (possui cadastro biométrico na PSBio), pode realizar a emissão de novo certificado digital por videoconferência. Um processo rápido, fácil e muito mais econômico.
Caso você não tenha CNH ou tenha feito certificado digital antes, a validação presencial será necessária. Para garantir a segurança e autenticidade das informações, você deve apresentar seus documentos originais e serão coletadas as impressões digitais, fotografia digital e assinatura.
Quais documentos são obrigatórios para emitir o certificado digital?
Você deverá apresentar o seu documento de identificação original (pode ser a sua carteira do CAU ou RG, CNH, Carteira de trabalho), comprovante de endereço em seu nome (titular do certificado digital) emitido há no máximo três meses. Na Signa Safe nós agilizamos todo o processo para você ganhar tempo, no máximo de 60 minutos seu certificado digital está ativo e pronto para assinar documentos online.
Atenção: não serão aceitas cópias autenticadas em substituição aos documentos originais.
Qual o preço do certificado digital para arquiteto ou engenheiro civil?
Os certificados digitais variam de preço de acordo com a sua validade e mídia de armazenamento. Na Signa Safe você tem os melhores preços, a partir de R$ 149,90 para certificado digital A1 com validade de 12 meses.
Onde fazer o certificado digital?
Além da opção online por videoconferência, Arquitetos e engenheiros podem contar com o atendimento especializado da Signa Safe Certificado Digital em quatro endereços:
Sede Campolim Sorocaba
Av. Antônio Carlos Comitre, 1393 (sala 43) - Parque Campolim, Sorocaba - SP
Unidade Jardim São Paulo
Rua José Gonçalves, 367 - Jardim São Paulo, Sorocaba - SP
Unidade Zona Norte
Avenida Itavuvu, 126 (sala 1) - Vila Olímpia, Sorocaba - SP
Unidade Votorantim
Rua Miguel Dias, 128 - Centro, Votorantim - SP
Ficou alguma dúvida? Fale com a gente pelo WhatsApp agora mesmo!
Como assinar RRT com Certificado Digital?
É simples! Com o seu certificado digital conectado e instalado em seu computador você irá assinar digitalmente direto no arquivo PDF. A sua assinatura digital tem total validade jurídica para qualquer documento oficial.
Siga os 7 passos:
1. Abra o seu documento RRT no formato PDF. 2. Acesse a aba ‘Ferramentas’ e clique no ícone ‘Certificados’. 3. Em seguida clique em ‘Assinar Digitalmente’. 4. Escolha a área do documento onde deseja assinar. 5. Selecione o seu certificado digital. 6. Clique em ‘Continuar’ e na sequência em ‘Assinar’. 7. Pronto! O seu documento RRT está assinado digitalmente.
Ficou alguma dúvida? Conte com nosso suporte técnico.