fbpx
Novidades

Tipos de Certificados SSL: DV, OV e EV

22 de setembro de 2022 in blog

Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um padrão de tecnologia de segurança essencial em qualquer site de venda online, com o objetivo de estabelecer um link encriptado entre o servidor e o cliente.

Mais 152 milhões de usuários em todo o país acessam a internet. Justamente por isso o site deve ter uma segurança sólida, capaz de impedir que pessoas mal-intencionadas, como por exemplo hackers, afetem a confiabilidade da empresa.

Resumo: Tipos de Certificados SSL

O Certificado de validação de domínio (DV) é o mais simples e popular entre os sites. Este Certificado confere e faz a validação apenas do endereço do site, confirmando se os dados conduzidos entre a empresa e o consumidor serão criptografados e se as informações estarão seguras contra a interceptação de pessoas mal-intencionadas.

O Certificado para validação organizacional (OV) garante a existência da organização proprietária do site, além do domínio, dados sobre a empresa, como nome, documentação e localização exata da sede. Isso faz com que as instituições que tenham essa certificação transmitam mais credibilidade para o consumidor, já que foi comprovado que não só o site é seguro, como a empresa é real.

O Certificado para validação estendida (EV) é o mais completo e mais seguro de todos. Ele garante a existência da organização e agrega maior credibilidade ao seu site, aumentando a confiança dos visitantes através de indicadores de segurança, como o cadeado e a barra verde no topo do navegador com o nome da empresa.

Compre aqui o seu Certificado SSL

Como o Certificado SSL funciona?

O mecanismo de segurança do Certificado SSL segue os preceitos da criptografia. Isto significa que ele usa tecnologias, codificando mensagens mediante chaves eletrônicas que, por sua vez, decodificam o conteúdo dos dados compartilhados.

Tipos de Certificado SSL

Segundo informações divulgadas pelo departamento de polícia dos Estados Unidos, de acordo com o Relatório de Crimes na Internet de 2021, um dos crimes cibernéticos mais denunciados por vítimas ao longo do ano passado foi justamente o de violação de dados pessoais. 

Pensando justamente em uma maneira de evitar que mais transgressões assim aconteçam, foram desenvolvidos três tipos de Certificados SSL. Todos apresentam funções que oferecem soluções distintas para cada problema. São eles: os Certificados SSL DV, SSL OV e o SSL EV.

Certificado SSL DV

Entre os Certificados SSL existentes, o SSL DV (Domain Validation) é o mais usado, oferecendo os recursos mais básicos. Sua validação garante a criptografia da transmissão de dados entre a plataforma e o internauta, cobrindo também os subdomínios da página.

Esse estilo de certificação é usado por sites que não efetuam funções comerciais e nem exercem transações financeiras, ou seja, normalmente são websites que pedem somente dados básicos, como o nome do cliente. 

Certificado SSL OV

O segundo tipo de Certificação é o chamado SSL OV (Organization Validated). Seu diferencial é justamente oferecer maior diversidade de validações, para os sites que optam por esse sistema.

Para além do domínio, as plataformas que utilizam o Certificado SSL OV contam com diversas informações sobre a empresa em questão e, com isso, o cliente se sente mais seguro para efetuar uma compra ou transação.

Esse Certificado é recomendado para e-commerces que precisam que o usuário forneça dados bancários e números de cartão de crédito, por exemplo.

Certificado SSL EV

A última das opções é o Certificado SSL EV Extended Validated ), conhecido por ser o mais difícil de ser violado. Esse Certificado oferece uma verificação ainda mais detalhada das informações da empresa.

Páginas que aderem ao SSL EV também contam com uma camada de proteção que pode ser observada pelo internauta na barra de endereço do site, evidenciada na cor verde.

Essa alternativa se destaca por contar com uma auditoria realizada todo ano pela empresa KPMG, conhecida internacionalmente por checar a execução dos serviços oferecidos digitalmente por empresas. 

Por ser a mais segura, essa Certificação é também a mais onerosa entre as três. Ela é indicada para grandes instituições, sejam financeiras, de comércio, ou relacionadas a órgãos do governo.

Como gerar os Certificados SSL?

Além de garantir a proteção no meio on-line para o usuário, o Certificado SSL também contribui para o proprietário do domínio, já que com esse mecanismo o site tem mais chances de alcançar melhores posicionamentos nos sites de busca.

No entanto, para que essa ferramenta seja de fato aplicada, é preciso que as empresas que atuam digitalmente contratem os serviços das chamadas Autoridades de Registro, como a Signa Safe Certificadora. É a partir dessas instituições que a emissão dos certificados é realizada e garantida. 

COMPRE AQUI SEU CERTIFICADO SSL

Integração Certificados Open Finance, CIP e SBP

22 de setembro de 2022 in blog

Um sistema financeiro mais seguro, ágil e moderno. Essa é a proposta do Banco Central (BC) com o projeto de Open Banking, agora chamado de Open Finance. Na prática, o objetivo da iniciativa é conferir maior transparência e autonomia aos clientes dos produtos financeiros, promovendo, dessa forma, uma maior competitividade ao setor.

O Open Finance não é um aplicativo ou novo serviço financeiro, mas sim um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) que permite, mediante prévia autorização do titular das informações, o compartilhamento dos dados dos clientes de produtos e serviços financeiros, entre as entidades financeiras participantes da iniciativa.

Veja aqui os modelos de Certificados Open Finance, CIP e SBP

De forma adicional, o sistema permite ainda que a movimentação das contas bancárias possa ser realizada por meio de diferentes plataformas e não mais apenas pelo aplicativo ou site do banco. Até 2022, o sistema tem o potencial de criar oportunidades de receita na ordem dos 7,2 bilhões de euros, apontou pesquisa da PwC.

Alicerçado nos princípios de claro consentimento do usuário e estímulo à inovação financeira, o Open Finance faz parte de um conjunto de iniciativas do Banco Central, estruturadas com o objetivo de modernizar e aumentar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Nesse sentido, com a tendência de digitalização do mercado financeiro nacional, estruturas que garantam a segurança desses processos ganham destaque. Continue a leitura e saiba mais sobre Open Finance e as soluções em proteção digital no âmbito financeiro.

O que é Open Banking ou Open Finance?

O Open Finance é a evolução do Open Banking, ampliando as instituições financeiras que podem participar do projeto estruturado e supervisionado pelo Banco Central (BC).

Em outras palavras, apesar de ambos os termos fazerem referência ao mesmo sistema, agora mais instituições financeiras passam a poder participar desse projeto que contempla bancos, fintechs, instituições de pagamento e todas as demais que são autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Com o Open Finance, o ecossistema financeiro passa a contar com maior integração entre as diversas instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Ou seja, a partir da permissão de cada cliente, as instituições se conectam diretamente às plataformas das demais participantes, acessando apenas os dados autorizados pelo titular das informações.

Desse modo, com o compartilhamento das informações, a tendência é que os clientes passem a dispor de um portfólio financeiro mais personalizado e conveniente, baseado nas suas necessidades reais. Afinal, as instituições financeiras são instigadas a ter ofertas mais competitivas e, assim, atrair e reter usuários do seu portfólio.

Vale lembrar que a transmissão de dados sigilosos aumenta de forma significativa com o novo sistema, desse modo, soluções de Identidade Digital, que viabilizam a identificação e o acesso seguro a essas informações são imprescindíveis.

Como o Certificado Digital aumenta a segurança do Open Finance?

A operação do Open Finance é viabilizada por meio de interfaces de programação, as APIs. Essas interfaces atuam em etapas específicas e fazem a conexão e comunicação com outros dispositivos, de maneira integralmente virtual.

Nesse sentido, com os Certificados Digitais, as comunicações entre as instituições que compõem o Open Finance ganham maior proteção, passando a contar com autenticação forte e criptografia garantida por Autoridades Certificadoras, como a Soluti e distribuídas com segurança pelas Autoridades de Registro como a Signa Safe.

Como o sistema é baseado no compartilhamento de informações, os Certificados Digitais ampliam consideravelmente a salvaguarda dos dados contra vazamentos e acessos não autorizados. De maneira efetiva, eles adicionam uma importante proteção ao Open Finance, preservando a integridade dos dados de clientes e garantindo o acesso apenas de pessoas autorizadas.

Com os Certificados Digitais as instituições financeiras obtêm:

Identificação segura, baseada em criptografia e ferramentas de autenticação e proteção robustas.
Aumento da segurança no sistema integrado, proposto pelo Open Finance.
Melhor gestão e transparência de quais colaboradores acessam os dados compartilhados.
Por sua vez, os usuários do sistema financeiro passam a dispor de:

Maior gestão e controle dos usos das suas informações e recursos financeiros.
Autonomia e clareza quanto aos dados compartilhados e por quanto tempo.
Tendências do mercado financeiro no Brasil
Tecnologia, integração e digitalização são conceitos-chave quando se pensa no ecossistema financeiro que vem sendo construído no país. Com sistemas cada vez mais conectados, ágeis e transparentes, o Sistema Financeiro Nacional tem se modernizado, avançando no sentido de democratizar e inovar o setor.

Com essa tendência, empresas de tecnologia especializadas em identificação digital e soluções em segurança têm se destacado. Com iniciativas voltadas ao mercado financeiro, a exemplo da Assembleia Digital e Certificados Digitais específicos para o Open Finance, a IDTech segue avançando com soluções estratégicas para o setor.

Parceria com CREFITO gera descontos no certificado digital para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

23 de junho de 2022 in blog

Já faz algum tempo que profissionais da saúde vem adotando a tecnologia do certificado digital para simplificar o seu dia-a-dia e garantir segurança e autenticidade das suas informações e dos seus pacientes. E essa é uma tendência crescente com o avanço da transformação digital da medicina.

Agora fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais credenciados ao CREFITO 3, ou seja, ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região, podem aproveitar da recente parceria firmada com a Signa Safe para emitir ou renovar seus certificados digitais.

Parceria Crefito e Signa Safe

O termo de parceria foi oficializado em Maio de 2022 com a visita do Dr. Raphael Martins Ferris à sede da Signa Safe no Campolim na cidade de Sorocaba, São Paulo.

O objetivo da parceria é proporcionar aos profissionais inscritos no CREFITO 3 descontos de 20% (vinte por cento) na emissão ou renovação de certificado digital nos modelos A1 e A3, tanto para pessoa física com e-CPF, bem como para empresas com o e-CNPJ.

E ainda, desconto de 50% (cinquenta por cento) no serviço de atendimento VIP Delivery, no qual o agente de registro vai até o profissional necessita fazer a validação do seu certificado em sua empresa ou residência.

Vantagens para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Certificado digital é como se fosse a sua carteirinha do CREFITO na versão digital. É um documento que reúne todas as informações da sua identidade e credenciais profissionais.

A grande diferença aqui é que a tecnologia de criptografia garante total segurança contra clonagem ou adulteração de informações dos documento, sendo 100% inviolável.

A utilidade do certificado digital para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se dá pela agilidade na prescrição de receitas, atestados e outros documentos que precisam da assinatura do profissional de saúde para ter validade jurídica. Tudo isso de forma digital direto do seu computador. Comodidade que veio de encontro com o crescimento da telemedicina e outros métodos de tratamento à distância.

De acordo com as leis e regulamentos em vigor, toda prescrição eletrônica gerada no Brasil precisa, necessariamente, ser assinada digitalmente por meio de uma assinatura reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Para hospitais e clínicas, o certificado digital permite ainda ao profissional de saúde acessar e incluir informações dos pacientes em seu Prontuário Eletrônico (PEP), um recurso que integra dados importantes e que devem ser protegidos com a criptografia do certificado digital no padrão ICP-Brasil.

Assinar digitalmente prescrição médica, prontuários, atestados e laudos é o principal benefício do certificado digital para profissionais da saúde. No entanto, este mesmo certificado serve para acessar diversos serviços online do governo e da Receita Federal, como o envio da declaração do seu imposto de renda, por exemplo.

É necessário ir presencialmente para validação do certificado digital?

Não, necessariamente. Hoje o profissional que possui CNH ou já tenha feito outro certificado digital anteriormente (possui cadastro biométrico na PSBio), pode realizar a emissão de novo certificado digital por videoconferência. Um processo rápido, fácil e muito mais econômico.

Caso você não tenha CNH ou tenha feito certificado digital antes, a validação presencial será necessária. Para garantir a segurança e autenticidade das informações, você deve apresentar seus documentos originais e serão coletadas as impressões digitais, fotografia digital e assinatura.

Quais documentos são obrigatórios para emitir o certificado digital?

Você deverá apresentar o seu documento de identificação original (pode ser a sua carteira do CREFITO ou RG, CNH, Carteira de trabalho), comprovante de endereço em seu nome (titular do certificado digital) emitido há no máximo três meses. Na Signa Safe nós agilizamos todo o processo para você ganhar tempo, no máximo de 60 minutos seu certificado digital está ativo e pronto para assinar documentos online.

Atenção: não serão aceitas cópias autenticadas em substituição aos documentos originais.

Qual o preço do certificado digital para arquiteto ou engenheiro civil?

Os certificados digitais para profissionais da saúde variam de preço de acordo com a sua validade e mídia de armazenamento. Na Signa Safe você tem os melhores preços, a partir de R$ 149,90 para certificado digital A1 com validade de 12 meses.

Onde fazer o certificado digital?

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem contar com o atendimento especializado da Signa Safe Certificado Digital em quatro endereços:

Sede Campolim Sorocaba

Av. Antônio Carlos Comitre, 1393
Ed. Esplanada Business Center Sala 43

Unidade Jardim São Paulo

Rua José Gonçalves, 367
Jardim São Paulo, Sorocaba – SP

Unidade Zona Norte

Avenida Itavuvu, 126 (sala 1)
Vila Olímpia, Sorocaba – SP

Unidade Votorantim

Rua Miguel Dias, 128
Centro, Votorantim – SP