Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um padrão de tecnologia de segurança essencial em qualquer site de venda online, com o objetivo de estabelecer um link encriptado entre o servidor e o cliente.
Mais 152 milhões de usuários em todo o país acessam a internet. Justamente por isso o site deve ter uma segurança sólida, capaz de impedir que pessoas mal-intencionadas, como por exemplo hackers, afetem a confiabilidade da empresa.
Resumo: Tipos de Certificados SSL
O Certificado de validação de domínio (DV) é o mais simples e popular entre os sites. Este Certificado confere e faz a validação apenas do endereço do site, confirmando se os dados conduzidos entre a empresa e o consumidor serão criptografados e se as informações estarão seguras contra a interceptação de pessoas mal-intencionadas.
O Certificado para validação organizacional (OV) garante a existência da organização proprietária do site, além do domínio, dados sobre a empresa, como nome, documentação e localização exata da sede. Isso faz com que as instituições que tenham essa certificação transmitam mais credibilidade para o consumidor, já que foi comprovado que não só o site é seguro, como a empresa é real.
O Certificado para validação estendida (EV) é o mais completo e mais seguro de todos. Ele garante a existência da organização e agrega maior credibilidade ao seu site, aumentando a confiança dos visitantes através de indicadores de segurança, como o cadeado e a barra verde no topo do navegador com o nome da empresa.
Compre aqui o seu Certificado SSL
Como o Certificado SSL funciona?
O mecanismo de segurança do Certificado SSL segue os preceitos da criptografia. Isto significa que ele usa tecnologias, codificando mensagens mediante chaves eletrônicas que, por sua vez, decodificam o conteúdo dos dados compartilhados.
Tipos de Certificado SSL
Segundo informações divulgadas pelo departamento de polícia dos Estados Unidos, de acordo com o Relatório de Crimes na Internet de 2021, um dos crimes cibernéticos mais denunciados por vítimas ao longo do ano passado foi justamente o de violação de dados pessoais.
Pensando justamente em uma maneira de evitar que mais transgressões assim aconteçam, foram desenvolvidos três tipos de Certificados SSL. Todos apresentam funções que oferecem soluções distintas para cada problema. São eles: os Certificados SSL DV, SSL OV e o SSL EV.
Certificado SSL DV
Entre os Certificados SSL existentes, o SSL DV (Domain Validation) é o mais usado, oferecendo os recursos mais básicos. Sua validação garante a criptografia da transmissão de dados entre a plataforma e o internauta, cobrindo também os subdomínios da página.
Esse estilo de certificação é usado por sites que não efetuam funções comerciais e nem exercem transações financeiras, ou seja, normalmente são websites que pedem somente dados básicos, como o nome do cliente.
Certificado SSL OV
O segundo tipo de Certificação é o chamado SSL OV (Organization Validated). Seu diferencial é justamente oferecer maior diversidade de validações, para os sites que optam por esse sistema.
Para além do domínio, as plataformas que utilizam o Certificado SSL OV contam com diversas informações sobre a empresa em questão e, com isso, o cliente se sente mais seguro para efetuar uma compra ou transação.
Esse Certificado é recomendado para e-commerces que precisam que o usuário forneça dados bancários e números de cartão de crédito, por exemplo.
Certificado SSL EV
A última das opções é o Certificado SSL EV ( Extended Validated ), conhecido por ser o mais difícil de ser violado. Esse Certificado oferece uma verificação ainda mais detalhada das informações da empresa.
Páginas que aderem ao SSL EV também contam com uma camada de proteção que pode ser observada pelo internauta na barra de endereço do site, evidenciada na cor verde.
Essa alternativa se destaca por contar com uma auditoria realizada todo ano pela empresa KPMG, conhecida internacionalmente por checar a execução dos serviços oferecidos digitalmente por empresas.
Por ser a mais segura, essa Certificação é também a mais onerosa entre as três. Ela é indicada para grandes instituições, sejam financeiras, de comércio, ou relacionadas a órgãos do governo.
Como gerar os Certificados SSL?
Além de garantir a proteção no meio on-line para o usuário, o Certificado SSL também contribui para o proprietário do domínio, já que com esse mecanismo o site tem mais chances de alcançar melhores posicionamentos nos sites de busca.
No entanto, para que essa ferramenta seja de fato aplicada, é preciso que as empresas que atuam digitalmente contratem os serviços das chamadas Autoridades de Registro, como a Signa Safe Certificadora. É a partir dessas instituições que a emissão dos certificados é realizada e garantida.